Terapias Integrativas


Ozonioterapia


Uma das maiores descobertas da história, esta é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. Usada no tratamento de um amplo número de patologias, a Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolado e complementar.
 Há séculos utilizado por países desenvolvidos e com benefícios comprovados por inúmeros estudos, o ozônio tem excelentes propriedades medicinais, como: anti-inflamatórias, antissépticas, modulação do estresse oxidativo e melhora da circulação periférica e da oxigenação.

 Estudos com altíssimo rigor científico (que você pode acessar aqui) comprovam que o ozônio medicinal combate diversas doenças inflamatórias, infecciosas e isquêmicas, prolongando a qualidade de vida de pacientes.

 Com a ozonioterapia podemos tratar vários tipos de câncer (ajudando a combater tumores e reduzindo os efeitos colaterais da radioterapia e da quimioterapia), diversos problemas circulatórios, doenças virais (como hepatite, cinomose, felv, fiv, pif), feridas de origem vascular, arterial ou venosas, úlceras diabéticas e por insuficiência arterial,queimaduras de diversos tipos, hérnias de disco, protrusão discal e dores lombares, dores articulares decorrentes de inflamações crônicas, colites e outras inflamações intestinais cronicas, condições e doenças de idosos e imunoativação geral.

 

Medicina Quântica (Vibracional)


 A energia eletromagnética é emitida em forma de ondas consistidas de campos elétricos e magnéticos. Todo ser vivo é permeável a estas ondas eletromagnéticas assim como o ar atmosférico. Ondas eletromagnéticas podem ser naturais, como a luz solar, ou criadas artificialmente, como no caso dos sistemas de campo quântico. Estas ondas são oscilantes e se influem reciprocamente e de diferentes formas com os sistemas biológicos.

 Na área médica existem equipamentos que geram um campo eletromagnético de ondas de baixa freqüência, que atuam em todo o corpo, recuperando o reordenamento do tecido ou órgão afetado, a nível de membrana celular. Desta forma, cria-se um ambiente com condições necessárias para o restabelecimento do equilíbrio orgânico. Portanto, condições que se beneficiem de estimulo, regeneração, revitalização e efeito antiinflamatório podem obter auxílio com esta modalidade de tratamento integrativo. Além disso, promove analgesia e relaxamento intenso.
 A nível celular e em todos os processos que ocorrem dentro das células como o intercâmbio enzimático, também ocorre emissão de ondas eletromagnéticas. Estas apresentam uma freqüência, longitude e energia, que podem eventualmente mudar o ritmo de sua emissão, representando então uma possível doença.
 Cada célula possui um potencial elétrico que é emitido a um ritmo determinado. Cada órgão também tem um ritmo próprio e apresenta faixa de freqüência que os distinguem. Estas freqüências são impulsionadas ritmicamente sob a forma de ondas eletromagnéticas. Com o sistema terapêutico de campo quântico pode-se realizar um tratamento integrativo em doenças crônicas, através de mecanismos naturais tentando um reequilíbrio destas freqüências quando alteradas.
 Portanto, o sistema quântico tem obtido benefícios em doenças crônicas, como doenças dermatológicas, afecções gastrointestinais, oncológicas e dolorosas, principalmente no componente inflamatório que acompanha estas condições.
 Outro sistema de tratamento a nível quântico baseia-se no uso de frequenciais vibracionais correspondentes a diversas estruturas teciduais ou orgânicas, plantas medicinais, oligominerais e ate substancias. Desta forma um individuo pode através de fenômeno de ressonância adquirir informações para reorganização celular e orgânica com objetivo de regeneracao. O uso de produtos de qualidade que refletem as frequências certas associadas a uma indicação correta permitem que casos agudos ou crônicos sejam beneficiados e ate com uma resposta melhor a outros procedimentos convencionais, tornando a técnica integrativa e adequada as necessidades atuais dos desafios profissionais na área veterinária. As formas de apresentação são diversas, sendo disponibilizadas varias associações para uso especifico. Por outro lado, o conhecimento prévio de outras áreas como a Medicina tradicional chinesa permite o uso de acordo com seus princípios, ampliando os efeitos.
 Estes sistemas de tratamento quântico quando associados permitem uma reposta satisfatória e duradoura correspondendo a uma nova ferramenta terapêutica.

 

Leitura Biológica


 A leitura biológica mostra uma maneira de ver a saúde em uma globalidade, que envolve os aspectos físicos, emocionais espirituais e ambientais e quais são os três níveis em que a doença se expressa em relação a um acontecimento.

 A leitura biológica trás uma nova visão sobre as doenças, por meio da observação dos sinais e sintomas do paciente. É baseada nas pesquisas do Dr. Ryke Geerd Hamer, médico oncologista alemão criador da Nova Medicina Germânica.
 Com esses estudos, busca-se compreender a relação entre as emoções e as patologias, assumindo que um sintoma/doença possa ser a solução encontrada pelo organismo para se adaptar a um grande estresse.
A nossa história de vida e sintomas vividos hoje, também estão relacionados com a memória dos nossos familiares (as memórias de conflitos não resolvidos são passadas para as gerações futuras) e também dos proprietários e seus animais de estimação.     Essa memorização da informação é sempre necessária para que haja aprendizado e evolução mas podem gerar sintomas e doenças, quando não compreendidas corretamente. Esses sintomas serão as pistas que auxiliarão o terapeuta a reencontrar o conflito vivido ou o desencadeador.
 O papel da leitura biológica é trazer a informação do inconsciente para o consciente ativando a autocura do organismo ou da família ou do ambiente do convívio.

 

Constelação Sistêmica


 De que (ou quem) uma Doença pode querer nos lembrar?
 Nossa vida e nossa felicidade são marcadas pela atitude que adotamos diante de nossos pais e da história da nossa família.    Quando nos defendemos ou nos recusamos a reconhecer o que nos pertence, muitas vezes somos lembrados, por uma doença ou um sintoma, daquilo que excluímos.
 O Olhar das Constelações Familiares para as Doenças:
 A história de nossa família nos pertence. Estamos a ela vinculados, ela é uma parte de nós e marca a nossa personalidade, com todas as forças e fraquezas que temos.
 Certos sintomas e doenças são associados a diversos acontecimentos e condições que provocaram nos pacientes e ou nos pets a perda da vinculação com a família ou a insegurança quanto a essa vinculação, ou ainda a dinâmicas de culpa ou de destinos trágicos na família.
 Apegamo-nos a muitas doenças e sintomas pelo anseio de proximidade com nossos pa
is ou pela necessidade de pertencer à nossa família. Muitas vezes atua aí uma necessidade inconsciente de compensação, quando nos sentimos culpados ou exibimos uma pretensa reivindicação. Ou então uma doença nos obriga a uma parada quando infringimos uma ordem com nossa atitude ou nosso comportamento.
 As experiências e vivências traumáticas nas famílias causam medo a todos os seus membros através de gerações e provocam separações entre pais e filhos, entre gerações antecedentes e subsequentes. Contudo, o que muitas vezes é sentido como um peso e dificuldade abriga em seu seio uma força especial.
 O Constelador, O Médico Veterinário e o Paciente:
 A Constelação Familiar, como um método de aconselhamento e terapia, desenvolveu-se e expandiu-se, no decurso dos últimos 15 anos, em muitas áreas profissionais.
 As constelações com doentes ampliam as possibilidades de uma ação ainda mais salutar no domínio da medicina. A consideração de envolvimentos sistêmicos e transgeracionais, além das conexões com dinâmicas familiares, projeta uma nova luz sobre a saúde e doença, e as luzes obtidas em constelações de doenças e sintomas possibilitam um enfoque mais integral da pessoa ou do animal doente.

 O constelador é um assistente do médico veterinário ou terapeuta veterinário e não tem a intenção de substituir os seus métodos de tratamento e aconselhamento. Contudo, principalmente quando procedimentos usualmente eficazes não proporcionam o resultado desejado ou esperado, olhar para o quadro do fundo multigeracional da família abre novas possibilidades adicionais para a cura.
 Poucos são os pacientes que conseguem inicialmente perceber uma relação entre sua doença e sua família, ou reconhecer a influência que eles próprios exercem sobre sua doença. Nesse particular, as constelações fornecem-lhes importantes pontos de apoio.

 Sobre isto, Bert Hellinger, o criador deste novo método de terapia breve afirma de forma muito direta, apontando inclusive, um caminho para o início do movimento da cura.
“Tudo aquilo de que me lamento ou queixo, quero excluir. Tudo aquilo a que aponto um dedo acusador, quero excluir. A toda a pessoa que desperte a minha dor, estou a excluí-la. Cada situação em que me sinta culpado, estou a excluí-la. E desta forma vou ficando cada vez mais empobrecido.
 O caminho inverso seria: a tudo de que me queixo, fito e digo: sim, assim aconteceu e integro-o em mim, com todo o desafio que para mim isso representa. E afirmo: irei fazer algo com o que me aconteceu. Seja o que for que me tenha acontecido, tomo-o como a uma fonte de força. É surpreendente o efeito que se pode observar neste âmbito”.

 

Microfisioterapia


Quando analisamos um mapa, enxergamos onde estão os rios, lagos, montanhas e praias.

Quando olhamos para o corpo do animal, em primeiro momento vemos cabeça, braços, pernas e tronco.  Mas esse não é o único mapa que eles possuem, as céluas do organismo formam um precioso mapa. Nelas são guardadas experiências vividas, traumas, dificuldades, problemas e conquistas. Cada um desses momentos deixam uma marca que podem ser positivas ou negativas. As experiências ruins por vezes podem fazer o organismo a não funcionar  da forma correta, as células perdem sua vitalidade e com isso, tecidos e órgãos deixam de trabalhar da forma saudável.

 Surgem dores crônicas, problemas estomacais, insônia e até depressão (apatia). Sintomas que podem ter a causa primária identificada quando o corpo do animal passa pela microfisioterapia, criada na França na década de 70 por Daniel Grosgean e por Patrício Benini, o método é um braço da terapia manual e pode ser aplicado tanto para diagnóstico como para o tratamento. Os pontos endurecidos mostram origem primária de muitas doenças e esses pontos são descobertos por meio da palpação que é suave e feita ao longo do corpo por meio da microfisioterapia e o organismo se desfaz das cicatrizes geradas por memórias antigas e começa o processo de autocura. É indicada para todas as espécies, todas as idades, inclusive filhotes.

A microfisioterapia é a técnica capaz de ler o mapa do corpo animal e é capaz de trazer a autocura pelo toque das mãos.

 

Aromaterapia


 O termo “Aromaterapia” é aplicado a um ramo da Fitoterapia. “Aroma” significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física.
 É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal e animal.
 Terapia holística por atuar nos sistemas físicos, nas emoções e na mente, promovendo a saúde física e o bem estar.

 A Aromaterapia inicia-se no momento da escolha dos óleos essenciais que serão utilizados. Podemos dizer que é um auxiliar aos tratamentos alopáticos ou homeopáticos, individualizado que visa o bem estar completo do indivíduo e suas necessidades internas. Para cada ser é necessário realizar uma avaliação, física e psicológica antes de definir qual caminho seguir.
 Os óleos escolhidos devem beneficiar não somente o físico que muitas vezes apenas está respondendo á problemas psicológicos ou comportamentais ou emocionais.
 Todos esses benefícios podem ser recebidos através de massagens, águas  de banho, inalação, etc.

Quando falamos em inalação precisamos pensar que as propriedades desses óleos chegarão diretamente ao nosso sistema nervoso central o qual irá processar as informações e enviar sinais para todas as partes do corpo o quais irão executar as informações recebidas. Por exemplo, em um processo infeccioso, utilizamos a inalação de óleo de limão e tea tree, o cérebro receberá a informação para ativar a resposta imune do corpo ativando as células de defesa (glóbulos brancos principalmente) as quais se encaminharão para o local da infecção combatendo a mesma e restaurando a saúde do corpo.
 Já quando utilizamos os óleos aplicados sobre a pele, os mesmos serão absorvidos através da derme e atuarão no local desejado. Aqui vale ressaltar a importância de sempre utilizar um carreador como os óleos vegetais que tem composição compatível com a derme facilitando a absorção dos mesmos.

 

Reiki


 O Reiki é uma técnica japonesa que utiliza a troca de energia para revitalizar e harmonizar o corpo, usando as mãos como fonte desta energia para promover bem-estar, felicidade e serenidade.
 Para praticar o Reiki, é necessário o desenvolvimento da consciência e do sentimento de amor incondicional, sendo que, assim, se passa de uma pessoa para a outra, um tipo de boa energia, que tem os seguintes objetivos: redução do estresse e ansiedade; equilíbrio hormonal e diminuição dos sintomas de estresse; redução das toxinas do organismo; equilíbrio emocional; aumento da criatividade; aumento da calma, tranquilidade e serenidade; aumento do autocontrole; diminuição da impulsividade;
fortalecimento do sistema imune; diminuição dos sintomas da depressão e da síndrome do pânico.
 O Reiki faz parte do conjunto de terapias bioenergéticas, que são técnicas de exercícios e de respiração para ativar o fluxo de energia do corpo, causando benefícios ao organismo e à mente, como elevação da consciência, melhora dos pensamentos e comportamento.